A Maior Churrasqueira do Mundo em Sinop: Destaque nacional!

A Maior Churrasqueira do Mundo em Sinop: Destaque nacional!

  • 14/09/2023 17:44
  • Priscila Giroletta

Em 1995, a Comunidade Brígida, de Sinop, viu surgir uma tradição que tomaria uma grande dimensão: a festa da comunidade Brigida. Enio Pasuch, presidente da ASCRUB, nos leva a uma jornada no tempo para descobrir como uma modesta churrasqueira de tijolos no chão se transformou na maior churrasqueira do mundo, trazendo destaque para a cidade de Sinop.

Tudo começou quando a comunidade realizou sua primeira festa e improvisou uma churrasqueira de tijolos no solo. A experiência foi um sucesso, e a demanda por uma churrasqueira permanente logo surgiu. Enio lembra que, na época, ouviu falar de uma churrasqueira redonda em Sorriso, na comunidade Navegantes, e partiu junto ao presidente da comunidade na época, para conferir a estrutura. Com uma máquina Kodak em mãos, Enio fotografou a churrasqueira, e a ideia de trazê-la para Sinop começou a ganhar forma.

Assim, ergueu-se a primeira churrasqueira redonda na Comunidade Brigida, com o dobro do tamanho da original em Sorriso, medindo 10 metros de diâmetro. Essa churrasqueira, destinada exclusivamente aos eventos da Comunidade, supriu as necessidades por quase três décadas. No entanto, em 2022, devido ao grande sucesso dos eventos da comunidade, tornou-se evidente a necessidade de expansão do espaço da churrasqueira.

Em reuniões internas com a diretoria, ideias para uma nova estrutura foram discutidas. Enio enfatiza o papel ativo dos jovens da comunidade nas decisões, destacando a importância de suas vozes e proporcionando oportunidades para que cresçam na diretoria. Foi um desses jovens, Rodrigo Omizzolo, que propôs a construção de uma única churrasqueira redonda que atendesse a todas as necessidades da comunidade.

Após cálculos minuciosos, ficou decidido que a nova churrasqueira teria aproximadamente 60 metros de diâmetro, e uma ideia audaciosa surgiu: construir uma câmara fria dentro da estrutura da churrasqueira.

Com todos esses planos em mente, as reuniões evoluíram para a prática, e Amanda Turatti, acadêmica de engenharia civil, filha de Altair que é membro da comunidade e construtor, assumiu a responsabilidade de projetar a estrutura. Ela desenhou o projeto em parceria com o pai, definindo todos os detalhes estruturais necessários.

A construção da churrasqueira que quebraria recordes exigiu recursos significativos. Foram utilizados 45 mil tijolos maciços, 8 mil tijolos de 8 furos, mais de 500 sacos de cimento e a estrutura alcançou 19 metros de diâmetro, 6 metros de altura e uma circunferência impressionante de 59,83 metros. Sua capacidade é de aproximadamente 5 toneladas.

A ideia de buscar um recorde no Guinness Book surgiu quando Enio realizou fotos aéreas da churrasqueira e percebeu seu tamanho exuberante. Depois de pesquisar na internet e não encontrar nenhuma churrasqueira similar, ele iniciou o processo de registro para que ela seja reconhecida como a maior churrasqueira redonda do mundo. O processo de registro ainda está em andamento.

A Comunidade Brígida e a cidade de Sinop ganham destaque merecido com esta monumental construção. Esta churrasqueira não é apenas uma estrutura, mas um símbolo de determinação e trabalho em equipe que coloca Sinop no mapa mundial. A churrasqueira representa não apenas uma façanha de engenharia, mas também a união de uma comunidade que se orgulha de suas tradições.

Com a divulgação da nova churrasqueira, diversos veículos de imprensa, incluindo a TV Globo, através da TVCA Sinop, buscaram mais informações sobre essa estrutura impressionante. Uma matéria especial está agendada para ir ao ar no programa "Mais Agro" no dia 15/09, às 6:30 da manhã, antes de sua veiculação no programa da Ana Maria Braga às 09:35 do mesmo dia. A história da comunidade Brígida está prestes a conquistar reconhecimento mundial pelo tamanho e audácia dessa churrasqueira única, que não é apenas a maior do mundo, mas também um símbolo do orgulho de Sinop e de sua comunidade. Com a exposição nacional que está prestes a receber, a cidade está ganhando reconhecimento e elogios pela audácia de seu projeto.

 

Natal Encantado da Brigida

A comunidade Brígida tem estado em destaque recentemente, e para comemorar essa visibilidade, anunciou uma festa especial chamada "Natal Encantado da Brígida 2023". O evento, marcado para o dia 3 de dezembro, tem como objetivo arrecadar fundos para custear as obras da comunidade. Empresas estão sendo convidadas a participar com seus funcionários como uma confraternização de final de ano. A festa também estará aberta ao público em geral e incluirá almoço, com ingressos a 50 reais por pessoa, venda de bebidas e música ao vivo. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto a maior churrasqueira do mundo, elevando ainda mais o status de Sinop como um destino notável e inovador.

 

 A Maior Churrasqueira do Mundo em Sinop: Destaque nacional!  A Maior Churrasqueira do Mundo em Sinop: Destaque nacional!  A Maior Churrasqueira do Mundo em Sinop: Destaque nacional!  A Maior Churrasqueira do Mundo em Sinop: Destaque nacional!
  • Fonte: Priscila Giroletta
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para nossa equipe pelo WhatsApp ou entre em contato pelo E-mail contato@clicksinop.com.br.

Compartilhar: